Lema do mês: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espirito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26.41)
PAZ NA CRIAÇÃO DE DEUS
segunda-feira, 25 de abril de 2011
terça-feira, 19 de abril de 2011
Mutirão nos preparativos da Festa
Um presente de Deus - Musica deixa nossa vida MELHOR
O professor de música José Felício Hoepers, que dirige o grupo musical, diz:"O grupo existe à mais de dez anos e constantemente se renova. Além dos cultos nas comunidades Católicas e Luteranas na Itoupava Central, tocamos e cantamos nas missas do Padre João que são transmitidas pela TV Furb.”
Culto de 10 anos OASE Estrela
Quando Jesus visitou a casa das irmãs Marta e Maria, a Marta
Concerto O violão e sua música
O projeto é viabilizado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, e todas as apresentações têm entrada franca.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Apostolisches Glaubensbekenntnis (Credo Apostólico em Alemão)
Und an Jesus Christus, seinen eingeborenen Sohn, unsern Herrn, empfangen durch den Heiligen Geist, geboren von der Jungfrau Maria, gelitten unter Pontius Pilatus, gekreuzigt, gestorben und begraben, hinabgestiegen in das Reich des Todes, am dritten Tage auferstanden von den Toten, aufgefahren in den Himmel; er sitzt zur Rechten Gottes, des allmächtigen Vaters; von dort wird er kommen, zu richten die Lebenden und die Toten.
Ich glaube an den Heiligen Geist,die heilige christliche Kirche, Gemeinschaft der Heiligen, Vergebung der Sünden, Auferstehung der Toten und das ewige Leben. Amen.
Vater unser (Pai Nosso em Alemão)
Unser tägliches Brot gib uns heute. Und vergib uns unsere Schuld,
wie auch wir vergeben unsern Schuldigern. Und führe uns nicht in Versuchung,
sondern erlöse uns von dem Bösen.
Denn dein ist das Reich und die Kraft und die Herrlichkeit in Ewigkeit. Amen.
domingo, 17 de abril de 2011
Nova igreja: só Eu sou o Senhor
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Casamentos – Benção Matrimonial - providencias
- Os noivos precisam ser membros ativos e contribuintes da Paróquia;
- Marcar a data na secretaria antes de fazer os convites. O casamento no cartório deve ser marcado no mínimo 30 dias antes da data da Benção Matrimonial;
- A Benção Matrimonial só poderá ser realizada após a apresentação da habilitação do casamento Civil.
- A Benção Matrimonial só pode ser realizada na Igreja.
Ensino Confirmatório
O Ensino Confirmatório é uma fase muito importante na vida dos jovens luteranos. Nestes encontros eles dedicam-se a conhecer mais sobre os ensinamentos de Jesus Cristo e a vida cristã, para no dia de sua confirmação assumir o seu batismo e sua condição como membro da comunidade.
Jovens que completaram/completarão 12 anos podem entrar em seu primeiro ano de Ensino Confirmatório. Jovens que já passaram pelo primeiro ano devem se informar para participar dos encontros do segundo ano e então preparar-se para o dia de sua confirmação. Os pais ou responsáveis dos confirmandos devem estar em dia com a contribuição à Paróquia. Se você ainda não se informou sobre os encontros pode ligar ou visitar a secretaria para saber mais.
Vaso vázio - oração
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Cresce número de luteranos
Ensina-me a orar
Dá que, ao gastarmos tal riqueza vençamos todas as contrariedades.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Ministros se reúnem e discutem a temática ‘Autoridade Ministerial’
domingo, 27 de março de 2011
Quaresma abre a reflexão do Tema do Ano 2011 no Sínodo Vale do Itajaí
domingo, 13 de março de 2011
Grupo de Jovens - JEVECE
Eventos próximos:
Círculo de oração
Pois é, sempre é uma ótima oportunidade para silenciar e junto com outras pessoas, orar, agradecer e pedir a Deus. Interceder por outros e também pedir e agradecer por você.
Para participar basta estar lá - o encontro acontece dentro da igreja.
segunda-feira, 7 de março de 2011
Curso de Capacitação para Educação Cristã Contínua pela Internet
domingo, 6 de março de 2011
Grupo de visitação
Se você deseja participar, é bem fácil, basta ter vontade e se inscrever para o grupo na secretária da paróquia.
Fone: 3330-1043 - com a Rose.
Dia mundial de oração
Jesus perguntou a seus discípulos: Quantos pães você tem?
Jesus segue nos perguntando hoje: Quantos pães você tem?
E a partir delas tivemos a oportunidade e avaliar nossos dons e como os repartimos.
Ao final repartimos o pão que havia chegando com a procissão de entrada.
Durante o culto ainda ocorreu a investidura da nova diretoria da OASE EUNICE.
sábado, 5 de março de 2011
Paz na Criação de Deus
Como, portanto, em meio à esperança e ameaça, podemos assumir o compromisso com a paz na criação de Deus? É possível construir sinais de paz?
Se olharmos para a tonalidade roxa da árvore, representados pelas raízes, tronco e galhos, as cores do tempo da Quaresma e do Advento, podemos sim visualizar esperança e assumir compromisso com a paz na criação de Deus.
sexta-feira, 4 de março de 2011
Nova Diretoria
domingo, 27 de fevereiro de 2011
IECLB elege novo pastor presidente
Foz do Iguaçu, quarta-feira, 27 de outubro de 2010 (ALC) - O pastor Nestor Paulo Friedrich, secretário-geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), é o novo pastor presidente da denominação. Ele foi eleito no 27º Concílio Geral, reunido de 20 a 24 de outubro, em Foz do Iguaçu, obtendo 55 dos 89 votos da plenária.
O Concílio tratou da “Paz na Criação de Deus – Esperança e Compromisso”, que será o tema do ano da IECLB para 2011. A mensagem do Concílio às comunidades destacou a reflexão e a prática missionária como espaço fundamental “na afirmação de nossa identidade e unidade luterana”.
Outro destaque do Concílio foi a formação teológica, no contexto de um clamor crescente por mais vocações ministeriais. Conciliares, delegados dos 18 Sínodos que conformam a IECLB, evidenciaram o valor do trabalho com crianças e jovens “como espaço privilegiado para o surgimento de novas vocações.”
Durante o encontro foi assinado convênio entre a igreja brasileira e a Igreja Evangélica Luterana do Norte do Elba, da Alemanha, representada pelo bispo Gerhard Ulrich. Pelo convênio, a IECLB receberá apoio financeiro para o fortalecimento de comunidades missionárias no Brasil. As duas denominações vão promover, também, o intercâmbio de obreiros brasileiros e alemães.
No evento de Foz do Iguaçu, cidade localizada a 637 de Curitiba, capital do Paraná, o pastor Walter Altmann, moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), apresentou suas despedidas como pastor presidente.
“Tenho muitas razões para me alegrar e para agradecer. Quantas bênçãos!”, afirmou. Ele reportou-se também a dificuldades e dissabores, “por certo também limitações e muitas falhas minhas, igualmente episódios de tensão e sofrimento tanto na vida pessoal e familiar, quanto em âmbito da IECLB. Nada disso, porém, deve dar vazão para queixas, pois foi generosamente coberto pelo manto da magnanimidade de Deus”, disse.
No culto de abertura do Concílio, dia 20, Altmann frisou, na pregação, que “em tudo temos motivos para nos alegrar, ainda quando passamos por momentos difíceis e somos tentados a abandonar a fé.”
Culto ecumênico celebrado no Concílio contou com a co-celebração de pastores de igrejas irmãs, A pregação esteve a cargo do moderador da Igreja Presbiteriana Unida, Enoc Teixeira. “Não somos salvos porque somos bons, mas somos salvos para sermos bons”, disse na pregação.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Confraternização de final de ano - Missão Criança e Culto Infantil
Como colaboradores nos grupos Missão Criança e Culto Infantil somos em parte anjos – não anjos com asas, mas pessoas que Deus escolheu para anunciar os grandes feitos dele, revelados através de Jesus, desde o seu nascimento, sua vida, sua morte e sua ressurreição. Afinal, conhecemos a boa nova e somos chamados a transmiti-la promovendo fé, amor e alegria.
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Ensino Confirmatório reinicia no dia 03 de março
Para inscrever-se o/a jovem precisa ter 11 anos completos.
Os pais devem ser membros contribuintes e estar em dia com a contribuição à Comunidade.
Espera-se do(a) confirmando(a) uma conduta responsável nos encontros do Ensino Confirmatório, bem como a Participação nos cultos
No dia 20 de março acontece em Culto (9 horas) na Velha Central a APRESENTAÇÃO DOS PREPARANDOS.
P. Emilio Voigt representa Sinodo na entrega da restauração do templo
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Relato da Restauração - o que foi feito
Restauração de um jarro da água batismal que foi doado à comunidade junto com a bacia batismal e um jogo de Santa Ceia pelo Gustav Adolf Werk no ano de 1913Restauração do Templo - Salmo 84
Irmãos, irmãs na fé! (Pastor Dieter J. Thiel)
O templo da Comunidade da Velha Central foi construído num tempo em que as coisas ainda eram feitas para toda a vida. Vejam o soalho DE madeira do templo – nós não sabíamos que era tão bonito. 40 anos de cera esconderam os tacos de canela, de canela boa, talvez de uma árvore colhida por aqui mesmo. Os tacos estão perfeitos. Nenhum apodrecido. O pessoal que colocou o soalho fez um trabalho muito bom. É claro que lixar o soalho é um trabalho sofrido, mas valeu a pena. Porque revelou essa maravilha e também o belo caminho no corredor do centro que leva ao altar.
Hoje nós vivemos a era dos descartáveis. Tudo se descarta - tudo se joga fora - as coisas são feitas de propósito para estragar e a gente precise trocar. Mas não só os eletrodomésticos são descartáveis; infelizmente também o casamento, a religião e até a amizade são descartáveis. É o mundo de hoje. Por tudo isso era de se esperar que também o templo deixasse de ser um lugar interessante para as pessoas. Mas não! Os dados estatísticos do ano passado mostram que 113 pessoas em média vieram ao culto a cada domingo neste templo. E nos últimos dois anos muitas pessoas trabalharam com capricho na restauração deste templo.
Dá para entender? Faz sentido ter e cuidar do templo no mundo em que vivemos? Todo o amor dedicado a esta casa de Deus me faz pensar que há coisas que não são descartáveis.
Dizem que para fazer o desenho deste templo o arquiteto (que era japonês) se inspirou na história bíblica da arca de Noé. Será que posso dizer, portanto, que o templo em que estamos é uma arca – uma arca que nos abriga também nos dilúvios que hoje se abatem sobre nós?
O Salmo 84 me faz pensar que sim. O Salmo 84 é um hino feito para louvar a Deus pelo templo. (Faz parte do grupo de Salmos conhecidos como Cânticos de Sião (46, 48, 76, 87, 122, 132 – Marcelo Barros: A vida se torna aliança, p. 80).) É um sincero elogio à casa de Deus.
O Salmo diz no versículo 3: O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhos; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!
É incrível, mas pardais e andorinhas também nos dão lições sobre nós mesmos. Nós somos assim como passarinhos que migram. Os passarinhos que migram, procuram um lugarzinho vago sob qualquer teto para fazer seus ninhos. Assim também nós buscamos uma casa que é diferente da casa onde moramos todos os dias. Nós buscamos a casa de Deus. É uma casa diferente da nossa casa. Porém nesta casa sentamos e nos sentimos os amados filhos e as amadas filhas do Pai que está nos céus. Nesta casa nos sentimos em casa. Nela podemos estar. O interior desta casa nos faz bem – faz bem aos nossos olhos, aos nossos sentidos, às nossas almas cansadas.
Bem aventurados os que habitam em tua casa (diz o Salmo no versículo 4). Bem aventurados, felizes são as pessoas que se permitem ir à casa de Deus. Pois na casa do Senhor Deus a alma cansada e aflita encontra refresco e alegria, quando a luz do alto que passa pelas janelas se reflete nos escuros abismos da vida.
Alguém disse que os templos são um pedaço do céu na terra - símbolos da Jerusalém celeste. O Salmo diz: Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos (1). O templo está aí para falar de um lugar diferente, de uma vida diferente. Ele é o sinal falante de um mundo querido por Deus que não descarta as pessoas, onde não existe nenhum tipo de discriminação.
Nós achamos que a igreja somente é igreja quando nela se celebra culto. Mas não. Também fora da hora do culto vêm pessoas aqui e pedem que a Rose abra a igreja para elas. Até mesmo quando está vazia a igreja é espaço de encontro com o sagrado, é lugar para sensações divinas, é como uma arca de Noé dos dias de hoje.
Tudo isso nos ajuda a entender o amor que o povo de Israel tem pela casa de Deus e que se expressa no Salmo 84. Também nós muitas vezes viemos aqui e sentimos como diz no Salmo 84: O meu coração e a minha carne exultam (2). Pois a casa de Deus é um lugar em que é possível sentir-se bem, é como um oásis de água fresca para quem na vida está passando por vales áridos (6). Por isso, um dia nos teus átrios vale mais que mil (diz o Salmo, v. 10) = é melhor passar um dia no teu Templo do que mil dias em qualquer outro lugar (BLH).
Quem visita a casa de Deus “se arrisca” a experimentar Deus como sol e escudo (11). Pode ser que sobre ele brilhem os raios da luz de Deus de tal forma que se sente protegido, e também guardado para aquela vida liberta de todos os males e de todas as dores prometida por Deus para a eternidade.
Irmãos, irmãs! A história bíblica da arca de Noé serviu de inspiração para a construção do nosso templo. O nosso templo é uma pequena e bela arca de Noé. O calendário deste ano da Paróquia reproduz uma fotografia da nossa igreja. A porta está aberta e, portanto, é um convite para visitar a casa do Senhor. E através da porta aberta, vê-se dentro da igreja, bem ao fundo, a cruz de Cristo iluminada. Isso significa que o Senhor Jesus quer ser o piloto de nossa pequena e bela arca de Noé. Ele nos guia e leva pelas águas do mar da vida ao porto da eternidade. E enquanto este barco singra pelo mar o Senhor nos pede e nos anima a sair de nós mesmos para melhor servir e sintonizar com os sofrimentos, as dores e a vida dos outros. Pois Deus quer ser encontrado pelo caminho da solidariedade e da comunhão aberta com toda a humanidade.
Amém.








