PAZ NA CRIAÇÃO DE DEUS

PAZ NA CRIAÇÃO DE DEUS - Glória de Deus e Paz na Terra

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Visita a Orfanato em Braço do Trombudo - SC


 

No dia 09 de abril o grupo de casais de nossa comunidade visitou e levou mantimentos para o Lar Beneficiente João 3.16 que está localizado em Braço do Trombudo-SC na localidade Km 15. O Lar Beneficente João 3:16 teve inicio em 01 de abril de 1995, com apoio de muitas pessoas e do poder público local. É uma entidade de Caráter Social Filantrópico e de direitos privados. Está fundamentado dentro dos direitos, conforme preconiza o (ECA) Estatuto da Criança e do Adolescente. Toda criança é encaminhada pelo Poder Judiciário. Sua manutenção provém de convênios e Doações.

  • É uma casa com princípios familiares, éticos e espirituais. Acima de tudo está de mãos e braços abertos para receber e amparar crianças e adolescente, carentes de amor, de Deus, de família e afeto, e que tiveram seus direitos fundamentais violados;

  • As crianças e adolescentes são acolhidos nas casas da instituição, onde recebem amparo e cuidados das famílias (pais sociais), carinhosamente chamados de “tios”;

  • Proporcionamos um ambiente onde a criança brinca, aprende e se diverte, vivendo em família e em comunidade.

Missão

É resgatar a auto-estima, o caráter e o respeito, perdidos por falta de amor e carinho e consideração, pois o Lar João 3:16 não é somente uma instituição com funcionários e hierarquia. Seus colaboradores exercem as funções com espírito ministerial, são movidos por profundo amor ao próximo, e também pela profunda dor que o mal social tem causado aos inocentes a quem todos os dias socorrem.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Mutirão nos preparativos da Festa


Com muita alegria e entusiasmo a turma esta trabalhando muito para deixar tudo pronto para a Festa do dia 08 de maio. Vejam aí do lado alguns do voluntários. Muitos já ajudaram e ainda ajudaram. Estes momentos são muitas vezes mais importantes do que a própria festa já que neste momento se revelam verdadeira comunidade amiga e solidária. É um testemunho de sua fé a favor de todos.

Um presente de Deus - Musica deixa nossa vida MELHOR


   "Maravilhoso!", esta é a palavra com a qual podemos descrever o culto do dia 10 de abril. Celebrado pelo pastor Elmo Rasveiler e com a participação do grupo de música da Itoupava Central (Jubilate) a manhã foi mais do que especial.
O professor de música José Felício Hoepers, que dirige o grupo musical, diz:"O grupo existe à mais de dez anos e constantemente se renova. Além dos cultos nas comunidades Católicas e Luteranas na Itoupava Central, tocamos e cantamos nas missas do Padre João que são transmitidas pela TV Furb.”

Culto de 10 anos OASE Estrela


O Pastor Dieter j. Thiel trouxe a seguinte mensagem para o culto do dia 13 de março na comemoração dos 10 anos do Grupo OASE ESTRELA. “A existência e o aniversário do grupo de OASE Estrela é motivo de gratidão e louvor a Deus. Que entre tantas ofertas de ocupação em casa e fora de casa vocês escolheram justamente formar e participar de um grupo de OASE noturno. É graça de Deus, que colocou esse desejo no coração de vocês. É motivo de esperança e alegria.
Quando Jesus visitou a casa das irmãs Marta e Maria, a Marta

Concerto O violão e sua música

Durante os meses de março e abril, o projeto O Violão e sua Música irá levar apresentações musicais a cinco comunidades de Blumenau.  Os músicos Mailon Bugmann e William Pofahl irão apresentar o repertório do violão de diferentes estilos e épocas, em um concerto que inicia com apresentações solo dos músicos, e termina com a formação de duo. No programa, o público poderá ouvir obras de Francisco Tárrega, Johann Sebastian Bach, Heitor Villa-Lobos e Enrique Granados, para citar alguns.
O projeto é viabilizado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, e todas as apresentações têm entrada franca.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Apostolisches Glaubensbekenntnis (Credo Apostólico em Alemão)


Ich glaube an Gott, den Vater, den Allmächtigen, den Schöpfer des Himmels und der Erde.
Und an Jesus Christus, seinen eingeborenen Sohn, unsern Herrn, empfangen durch den Heiligen Geist, geboren von der Jungfrau Maria, gelitten unter Pontius Pilatus, gekreuzigt, gestorben und begraben, hinabgestiegen in das Reich des Todes, am dritten Tage auferstanden von den Toten, aufgefahren in den Himmel; er sitzt zur Rechten Gottes, des allmächtigen Vaters; von dort wird er kommen, zu richten die Lebenden und die Toten.
Ich glaube an den Heiligen Geist,die heilige christliche Kirche, Gemeinschaft der Heiligen, Vergebung der Sünden, Auferstehung der Toten und das ewige Leben. Amen.

Vater unser (Pai Nosso em Alemão)

Vater unser im Himmel Geheiligt werde dein Name.
Dein Reich komme. Dein Wille geschehe, wie im Himmel, so auf Erden.
Unser tägliches Brot gib uns heute. Und vergib uns unsere Schuld,
wie auch wir vergeben unsern Schuldigern. Und führe uns nicht in Versuchung,
sondern erlöse uns von dem Bösen.
Denn dein ist das Reich und die Kraft und die Herrlichkeit in Ewigkeit. Amen.

domingo, 17 de abril de 2011

Nova igreja: só Eu sou o Senhor


   Estás insatisfeito com a tua Igreja? Não estás te entendendo mais com o Pastor ou a Pastora? Os cultos são enfadonhos? A mensagem não favorece os teus sonhos pessoais? Confessar pecados é coisa superada? Orar pelos outros traz estresse? Quer contribuir muito para receber muitas vezes mais? Precisa de um milagre instantâneo? Então, deixa a tua Comunidade e abre a tua igreja. Foi isto que um Missionário americano disse certa vez às pessoas decepcionadas com as suas Igrejas.
   Para confirmar esta possibilidade, um Repórter e um Editor de um grande jornal de São Paulo resolveram abrir uma igreja. Com auxilio técnico do departamento jurídico e mais R$ 418,42 em taxas e emolumentos, poderiam abrir uma igreja no prazo de cinco dias úteis. Em tom irônico,

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Casamentos – Benção Matrimonial - providencias


  • Os noivos precisam ser membros ativos e contribuintes da Paróquia;
  • Marcar a data na secretaria antes de fazer os convites. O casamento no cartório deve ser marcado no mínimo 30 dias antes da data da Benção Matrimonial;
  • A Benção Matrimonial só poderá ser realizada após a apresentação da habilitação do casamento Civil.
  • A Benção Matrimonial só pode ser realizada na Igreja.

Ensino Confirmatório


O Ensino Confirmatório é uma fase muito importante na vida dos jovens luteranos. Nestes encontros eles dedicam-se a conhecer mais sobre os ensinamentos de Jesus Cristo e a vida cristã, para no dia de sua confirmação assumir o seu batismo e sua condição como membro da comunidade.
Jovens que completaram/completarão 12 anos podem entrar em seu primeiro ano de Ensino Confirmatório. Jovens que já passaram pelo primeiro ano devem se informar para participar dos encontros do segundo ano e então preparar-se para o dia de sua confirmação. Os pais ou responsáveis dos confirmandos devem estar em dia com a contribuição à Paróquia. Se você ainda não se informou sobre os encontros pode ligar ou visitar a secretaria para saber mais.

Vaso vázio - oração


Vê, Senhor, eu sou um vaso vazio, que carece ser enchido. Enche-me meu Senhor. Sou Fraco na fé, fortalece-me.  Sou frio no amor, aquece-me. Faze meu coração arder para que meu amor transborde, e assim envolva o meu próximo. Em minha carência só há pecado; em ti, Senhor, há plenitude de justiça. Por isso permaneço contigo. A ti não consigo dar. De ti posso receber. (Fonte: Pérolas para o seu cotidiano)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cresce número de luteranos

Pesquisa constata que as igrejas filiadas à Federação Luterana Mundial (FLM) registraram crescimento em número de membros em 2010. Elas somam agora 70.308.294 membros no total. As igrejas que mais cresceram no ano passado foram as da África e da Ásia. No continente africano houve um acréscimo de 700.000 membros (quase uma IECLB!) e nos países orientais um incremento do 50.000 membros.           

Ensina-me a orar

Senhor Jesus Cristo, ensina-nos a orar. Ajuda-nos para que nossa oração se faça poder, que o poder se faça alegria, e que a alegria venha a ser a riqueza de nossa vida.
Dá que, ao gastarmos tal riqueza vençamos todas as contrariedades.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ministros se reúnem e discutem a temática ‘Autoridade Ministerial’


A Conferência de Ministros do Sínodo Vale do Itajaí se reuniu na última quarta-feira (7), no Centro de Eventos Rodeio 12. O tema “Autoridade Ministerial” foi proferido pelo ex-pastor sinodal Nelso Weingärtner e pelo psicólogo Claudemir Casarin.

domingo, 27 de março de 2011

Quaresma abre a reflexão do Tema do Ano 2011 no Sínodo Vale do Itajaí


Quaresma abre a reflexão do Tema do Ano 2011 no Sínodo Vale do Itajaí

No Domingo Invokavit ou 1º Domingo na Quaresma, dia 13 de março, o pastor sinodal Breno Carlos Willrich e o vice-pastor sinodal Irineu Valmor Wolf lançaram o Tema do Ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), em âmbito sinodal. A Paróquia Blumenau Velha acolheu a celebração, que contou com representantes das paróquias e do Sínodo Vale do Itajaí. O tema lançado é “Paz na Criação de Deus – Esperança e Compromisso” e o lema “Glória a Deus e paz na terra. Lucas 2.14”.

domingo, 13 de março de 2011

Grupo de Jovens - JEVECE



Eventos próximos:
1° Subida do Spitzkopf, Dia 20 de março , com saida da igreja as 7:30 , Preço de R$ 15,00 por pessoa.
2° Viagem para A casa da Juventude no Rio Grande do Sul, o custo é por diárias que sao de 73,00 reais( com 1 almoço, 1 janta, 1 pernoite e 1 cafe da manha)+ ônibus( valor não estipulado). Para a realização deste evento estaremos fazendo uma mensalidade de 30,00 reais por pessoa a a partir de março. Enteressados falar com a diretoria.
Diretoria :Edla: 91125018/33303559
Cristiane: 88292762
Gislaine: 33302671

Círculo de oração

Você já participou do circulo de oração que acontece toda quarta feira na comunidade?

Pois é, sempre é uma ótima oportunidade para silenciar e junto com outras pessoas, orar, agradecer e pedir a Deus. Interceder por outros e também pedir e agradecer por você.

Para participar basta estar lá - o encontro acontece dentro da igreja.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Curso de Capacitação para Educação Cristã Contínua pela Internet


A IECLB está lançando a segunda edição do Curso de Capacitação para Educação Cristã Contínua. Este curso é uma ótima oportunidade de capacitação para quem trabalha com culto infantil, ensino confirmatório e juventude evangélica. Mas também pessoas que não atuam nestas áreas são convidadas.

As inscrições vão somente até o dia 25 de março. Por isso peço a ajuda para divulgação e motivação. Precisamos de um trabalho de “corpo-a-corpo”, de repassar o convite, de conversar, telefonar, animar pessoas para o curso. Após o curso, estas pessoas certamente terão ainda mais conhecimentos e qualificação para desempenhar suas atividades em nossas comunidades. Por isso vale a pena investir na motivação.

O curso será realizado por internet e iniciará no dia 06 de abril. Através de subsídio da IECLB e do sínodo, o custo do curso para cada participante foi bastante reduzido. De R$ 180,00, caiu para R$ 45,00.

Para inscrições entre em contato com o Sínodo ou pelo e-mail secretariasinodal@terra.com.br e/ou junto a secretaria da paróquia da sua comunidade.

domingo, 6 de março de 2011

Grupo de visitação

O grupo de visitação se reúne mensalmente para discutir seus próximas passos e se preparar tanto espiritualmente como tecnicamente para realizar as visitas junto as membros da comunidade. É o caso do que vai acontecer nesta próxima terça-feira.

Se você deseja participar, é bem fácil, basta ter vontade e se inscrever para o grupo na secretária da paróquia.
Fone: 3330-1043 - com a Rose.



Dia mundial de oração

No dia 04 aconteceu o culto do dia Mundial de Oração, que iniciou com as mulheres da comunidade da Velha Central entrando no culto com os ornamentos do altar, acompanhadas pelo Pastor Dieter J. Thiel. E com texto elaborado por 29 mulheres Chilenas, tivemos a oportunidade de refletir e orar. E a pergunta que serviu com pano de fundo da celebração foi:
Jesus perguntou a seus discípulos: Quantos pães você tem? 
Jesus segue nos perguntando hoje: Quantos pães você tem?
E a partir delas tivemos a oportunidade e avaliar nossos dons e como os repartimos.
Ao final repartimos o pão que havia chegando com a procissão de entrada.
Durante o culto ainda ocorreu a investidura da nova diretoria da OASE EUNICE.

sábado, 5 de março de 2011

Paz na Criação de Deus

Sob este Tema queremos nos irmanar como Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil em 2011.


O cartaz com o tema e lema traz uma árvore. Uma árvore com galhos cheios de folhas verdes - simbolizando a esperança - e galhos secos, que mostram que parte da árvore está com a vida ameaçada. A vida é uma mescla entre a esperança e a ameaça.


Como, portanto, em meio à esperança e ameaça, podemos assumir o compromisso com a paz na criação de Deus? É possível construir sinais de paz?


Se olharmos para a tonalidade roxa da árvore, representados pelas raízes, tronco e galhos, as cores do tempo da Quaresma e do Advento, podemos sim visualizar esperança e assumir compromisso com a paz na criação de Deus.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Nova Diretoria

No dia 01 de março, e por aclamação, foi eleita a nova diretoria da Paróquia vejam os nomes:
Esther Lucas - Presidente
Orlando Grahl - Vice-Presidente
Ditmar Strube - Secretário
Marily Strube - 2ª Secretária
Vilmar Krause - Tesoureiro
Iris Buelk - 2ª Tesoureira

Desejamos a todos sucesso, e eles com certeza contaram com o apoio de todos os membros da Paróquia.
A investidura acontecerá no Culto do dia 20/03/2011.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

IECLB elege novo pastor presidente


Foz do Iguaçu, quarta-feira, 27 de outubro de 2010 (ALC) - O pastor Nestor Paulo Friedrich, secretário-geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), é o novo pastor presidente da denominação. Ele foi eleito no 27º Concílio Geral, reunido de 20 a 24 de outubro, em Foz do Iguaçu, obtendo 55 dos 89 votos da plenária. 

Ele concorreu com os pastores Carlos Möller, Enos Heidemann, e a pastora Mariane Beyer. Carlos Möller, que também é presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), foi eleito pastor primeiro vice-presidente, e a pastora Sílvia Genz é a segunda vice-presidente. Como presidente do Concílio foi escolhido Nivaldo Klister.

O Concílio tratou da “Paz na Criação de Deus – Esperança e Compromisso”, que será o tema do ano da IECLB para 2011. A mensagem do Concílio às comunidades destacou a reflexão e a prática missionária como espaço fundamental “na afirmação de nossa identidade e unidade luterana”.

Outro destaque do Concílio foi a formação teológica, no contexto de um clamor crescente por mais vocações ministeriais. Conciliares, delegados dos 18 Sínodos que conformam a IECLB, evidenciaram o valor do trabalho com crianças e jovens “como espaço privilegiado para o surgimento de novas vocações.”

Durante o encontro foi assinado convênio entre a igreja brasileira e a Igreja Evangélica Luterana do Norte do Elba, da Alemanha, representada pelo bispo Gerhard Ulrich. Pelo convênio, a IECLB receberá apoio financeiro para o fortalecimento de comunidades missionárias no Brasil. As duas denominações vão promover, também, o intercâmbio de obreiros brasileiros e alemães.

No evento de Foz do Iguaçu, cidade localizada a 637 de Curitiba, capital do Paraná, o pastor Walter Altmann, moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), apresentou suas despedidas como pastor presidente.

“Tenho muitas razões para me alegrar e para agradecer. Quantas bênçãos!”, afirmou. Ele reportou-se também a dificuldades e dissabores, “por certo também limitações e muitas falhas minhas, igualmente episódios de tensão e sofrimento tanto na vida pessoal e familiar, quanto em âmbito da IECLB. Nada disso, porém, deve dar vazão para queixas, pois foi generosamente coberto pelo manto da magnanimidade de Deus”, disse.

No culto de abertura do Concílio, dia 20, Altmann frisou, na pregação, que “em tudo temos motivos para nos alegrar, ainda quando passamos por momentos difíceis e somos tentados a abandonar a fé.”

Culto ecumênico celebrado no Concílio contou com a co-celebração de pastores de igrejas irmãs, A pregação esteve a cargo do moderador da Igreja Presbiteriana Unida, Enoc Teixeira. “Não somos salvos porque somos bons, mas somos salvos para sermos bons”, disse na pregação.
<div>Novo Pastor Presidente da IECLB, Nestor Paulo Friedrich</div>

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Confraternização de final de ano - Missão Criança e Culto Infantil


Dinâmica preparada pela ELISA - apresentado em 19/11/2010 na Paróquia Velha Central - Blumenau

Anjo... Anjos...
Quando vemos um anjo, o que pensamos?!
- Tempestade de idéias...

- Por vezes dizemos que algumas pessoas são anjos; principalmente quando nos auxiliaram em algum momento de nossas vidas.

Mas, o que é um Anjo?
Anjo (do latim angelus e do grego ággelos (γγελος), mensageiro), segundo a tradição judaico-cristã, a mais divulgada no ocidente, é uma criatura celestial, acreditada como sendo superior aos homens, que serve como ajudante ou mensageiro de Deus.
Na iconografia, que estuda a origem e a formação das imagens – principalmente na Igreja Católica, os anjos geralmente têm asas de pássaro e uma auréola. São donos de uma beleza delicada e de um forte brilho, e por vezes são representados como uma criança, por terem inocência e virtude.
Os relatos bíblicos e também em textos não históricos, principalmente em lendas, contam que os anjos muitas vezes foram autores de fenômenos miraculosos, e a crença nesta tradição é que uma de suas missões é ajudar a humanidade em seu processo de aproximação a Deus.
Fonte: Wikipéia

Encontramos na Bíblia muitas referências a Anjo, p.ex. – Abrão e Sara; Jacó; Isaías; Daniel, Oséias...

O Anjo também é um dos símbolos mais tradicionais do Natal.
Ele teve uma missão muito importante em toda a história do Natal.

Vamos verificar algumas delas, tendo como base o Evangelho segundo Lucas em versos – P. Lindolfo Weingärtner:



- Anuncio a Zacarias
- Zacarias que era sacerdote do templo, esposa Isabel, não tinham filhos e já estavam em idade avançada. Certo dia Zacarias ao preparar o altar no templo com incenso, teve a visita de um anjo:

E de repente um anjo à direita do altar surgiu.
Zacarias, pasmado e surpreso, imenso temor sentiu.
Mas o anjo lhe disse: “Não temas! Foi ouvida tua oração.
Isabel terá um filho, e vais dar-lhe o nome de João.

- O Anjo predisse a Zacarias qual seria a missão de João – seria o Preparador do caminho de Jesus. Zacarias, no entanto, não acreditou, não conseguia entender como isto seria possível, afinal, ele e Isabel já eram idosos. O Anjo então se identificou:

“Sou Gabriel, mensageiro de Deus. Fui enviado à tua presença
Para dar-te a mensagem dos céus.
Doravante tu hás de ser mudo e não poderás falar,
Até cumprir-se a mensagem que não quiseste aceitar.”

- Alguns meses depois, uma jovem que se chamava Maria, humilde e cheia de fé, de casamento marcado com um artesão carpinteiro, de nome José, teve uma visão:

Um anjo desceu das alturas, qual luminoso clarão.
Entrando na casa dela, foi direto para o lugar
Em que Maria estava.

- E disse-lhe, sem qualquer excitação:

“Saúdo-te, agraciada! Eu venho de Deus, o Senhor,
A fim de trazer-te a mensagem do seu divino amor”.

- Maria ficou perturbada, com medo, estranhou as palavras do anjo. O anjo, percebendo suas emoções, disse:

“Maria, não tenhas temor!
Tu achaste graça, ó virgem, diante de Deus, o Senhor.
Eis que conceberás, querida: um filho darás à luz
E, depois de lhe dares a vida, lhe porás o nome de JESUS.

- Maria aceitou a tarefa.
O tempo passou.
Por causa do recenseamento, José e Maria tiveram que viajar à Belém.
Quando lá chegaram, procuraram lugar para ficar, só encontraram uma estrebaria.
Ali se abrigaram e naquela noite - fria e escura, o menino Jesus nasceu!
Enquanto isto, pastores velavam suas ovelhas no campo, e também eles tiveram uma visita:

E um anjo de Deus descia, luzindo na escuridão:
Os pastores, pasmados, tremiam, com temor da aparição.

- O anjo percebendo o temor em seus corações, foi logo dizendo:

“Não há razão para temer, pois trago-vos boa notícia
do que Deus fez acontecer.
É que hoje nasceu-vos o Cristo na cidade real de Belém,
Salvador de todas as pessoas e de vós, pastores, também.
E tereis um sinal a guiar-vos: A criança haveis de encontrar
envolta em panos humildes, numa manjedoura vulgar.”

- Ao trazer a boa nova, uma milícia de anjos celestiais louvaram a Deus:

“Glória seja a Deus nas alturas e aos que vivem na terra, paz!
A salvação anunciamos aos de quem o Senhor se compraz”.

- Ao saber da grande novidade, pastores correram a visitar o recém nascido.
Encontraram Jesus, Maria e José.

Então... não é maravilhoso que um anjo venha do céu trazer-nos essa mensagem?
Não é maravilhoso que, junto com ele, milhares de anjos, cheios de alegria, anunciam e desejam que nos alegremos também e recebamos essa graça com gratidão em nossos corações?

Que sejamos qual anjos, anunciando a Boa Nova do nascimento de Jesus a todos, e mais, nós já sabemos como a história continua, sabemos que a tarefa do anjo também foi anunciar a Melhor de todas as notícias:

“Ao que vive entre os mortos quereis buscar?
Ele já não está no sepulcro, da morte ressuscitou.”


Como colaboradores nos grupos Missão Criança e Culto Infantil somos em parte anjos – não anjos com asas, mas pessoas que Deus escolheu para anunciar os grandes feitos dele, revelados através de Jesus, desde o seu nascimento, sua vida, sua morte e sua ressurreição. Afinal, conhecemos a boa nova e somos chamados a transmiti-la promovendo fé, amor e alegria.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ensino Confirmatório reinicia no dia 03 de março

É um preparo de dois anos para que o jovem assuma o seu batismo e a sua condição de membro da Comunidade.
Para inscrever-se o/a jovem precisa ter 11 anos completos.
Os pais devem ser membros contribuintes e estar em dia com a contribuição à Comunidade.
Espera-se do(a) confirmando(a) uma conduta responsável nos encontros do Ensino Confirmatório, bem como a Participação nos cultos

No dia 20 de março acontece em Culto (9 horas) na Velha Central a APRESENTAÇÃO DOS PREPARANDOS.

P. Emilio Voigt representa Sinodo na entrega da restauração do templo

Palavra de saudação no culto de reinauguração do Templo da Velha Central – 13/02/2011

Estimado pastor Diether, membros do presbitério, comunidade aqui presente. Para mim é uma grande alegria e também uma honra representar o sínodo Vale do Itajaí nesse momento tão importante e festivo. Trago a saudação do pastor sinodal Breno Willrich e da presidente do sínodo Sra. Léa Stange de Oliveira. Já estive outras vezes aqui e, nessas ocasiões, pude perceber o entusiasmo e a força dos membros da comunidade. A reinauguração do templo é um exemplo desse entusiasmo.

A palavra bíblica que escolhi para este momento encontra-se em 1 Pe 2.9, onde lemos: “Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.”

Sacerdotes de Deus, nação dedicada a Ele, povo que pertence a Ele. É isso que nos dá o direito de estar neste templo reunidos em culto. Foi Deus quem nos chamou, quem nos escolheu, quem nos agraciou com seu amor e o seu perdão. Este lugar é lugar santo. De acordo com o texto bíblico, também nós somos santos, porque pertencemos a Deus. E fomos escolhidos por Ele para anunciar os seus poderosos atos. Aqui nesta igreja são anunciados os poderosos atos de Deus. Mas como povo de Deus, somos chamados a anunciar seus feitos também lá fora. Nossa vida cristã não se resume ao tempo que passamos nesta igreja. Culto e vida diária precisam estar interligados. Não podemos separar Igreja e mundo, igreja e trabalho, igreja e família, igreja e estudo, igreja e diversão. Somos nação completamente dedicada Deus, não apenas em parte.

Que Deus nos ajude a anunciar os seus feitos aqui neste templo e em cada lugar que estivermos. Que Deus nos ajude a viver como povo completamente dedicado a Ele, sendo seus sacerdotes a cada dia. Amém.

P. Emilio Voigt

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Relato da Restauração - o que foi feito

O dia 13 de fevereiro de 2011 foi um momento é especial. Celebramos ação de graças pela restauração do templo da comunidade. Em suas reuniões do ano de 2009 o Presbitério da Paróquia sugeriu e definiu a restauração do templo como prioridade. Para este fim irmãos e irmãs fizeram generosas ofertas de recursos e de trabalho voluntário. Finalmente, dois anos depois, depois de muito empenho, os trabalhos ficaram prontos.
Por isso hoje estamos felizes que a Comunidade alcança mais uma vez a graça de uma casa bonita para encontrar-se com Deus e para celebrar a vida. Eu digo mais uma vez, porque o nosso templo já passou por outras restaurações ao longo da sua existência. Pelas minhas contas neste ano este templo faz 40 anos. Ele foi inaugurado em 19.09.1971. E a pedra fundamental foi lançada em 23.08.1964 (47 anos atrás).
Queremos fazer um pequeno relato da restauração, contar o que foi feito:

RELATO DA RESTAURAÇÃO DO TEMPLO:
Parte externa:
Troca das telhas
Substituição de sarrafos (madeiras)
Conserto e instalação de rufos e calhas
Pintura externa
Conserto do sino
Instalação de um novo para raio
Na parte da iluminação:
- conserto das luzes no caminho que leva da rua até a porta de entrada da igreja
- instalação de novos projetores
Arrumação do jardim externo, limpeza do pátio, poda de árvores, plantio de grama, corte de uma árvore cujas raízes estavam subindo pela calçada

Parte interna:
Elevação e ampliação do espaço do altar criando um espaço próprio para o móvel que sustenta a bacia batismal
Restauração de um jarro da água batismal que foi doado à comunidade junto com a bacia batismal e um jogo de Santa Ceia pelo Gustav Adolf Werk no ano de 1913
Pintura interna
Colocação de madeiras nas paredes laterais por onde passa a fiação elétrica (p/ não mexer no reboco que é antigo)
Restauração das portas e dos metais das portas (portas doadas pela Hering – loja ou tintas)
Troca de vidros quebrados nas portas e janelas
Lixação do soalho – aplicação de selador e cera
Nos pés dos bancos foram colados feltros (evitar riscos no chão)
Colocação de rodapés
Limpeza e conserto dos ventiladores
Limpeza e conserto das luminárias

E mais uma infinidade de coisas foram feitas - pequenos detalhes. E ainda há mais coisas para serem feitas. Mas isso pode ficar para amanhã e depois.
Hoje nos alegramos por tudo que já foi feito e queremos fazer um agradecimento: Em primeiro lugar a Deus que nos deu a vida, a família, e a comunidade – que Deus nos dá o privilégio de um templo como o nosso que acabamos de restaurar. Em segundo lugar fazer um agradecimento a todas as pessoas que de uma ou de outra forma, cada qual de acordo com o seu dom, se empenharam na restauração. Faço um agradecimento geral, sem citar nomes - não quero ser injusto e esquecer de mencionar o nome de alguém.
Assim sendo, todas as pessoas que colaboraram na restauração – cada qual sabe o que fez – sintam-se abraçadas e recebam o sincero agradecimento e os votos de muitas bênçãos de Deus da Comunidade e do Presbitério da Igreja do Caminho.

Restauração do Templo - Salmo 84

Irmãos, irmãs na fé! (Pastor Dieter J. Thiel)

O templo da Comunidade da Velha Central foi construído num tempo em que as coisas ainda eram feitas para toda a vida. Vejam o soalho DE madeira do templo – nós não sabíamos que era tão bonito. 40 anos de cera esconderam os tacos de canela, de canela boa, talvez de uma árvore colhida por aqui mesmo. Os tacos estão perfeitos. Nenhum apodrecido. O pessoal que colocou o soalho fez um trabalho muito bom. É claro que lixar o soalho é um trabalho sofrido, mas valeu a pena. Porque revelou essa maravilha e também o belo caminho no corredor do centro que leva ao altar.

Hoje nós vivemos a era dos descartáveis. Tudo se descarta - tudo se joga fora - as coisas são feitas de propósito para estragar e a gente precise trocar. Mas não só os eletrodomésticos são descartáveis; infelizmente também o casamento, a religião e até a amizade são descartáveis. É o mundo de hoje. Por tudo isso era de se esperar que também o templo deixasse de ser um lugar interessante para as pessoas. Mas não! Os dados estatísticos do ano passado mostram que 113 pessoas em média vieram ao culto a cada domingo neste templo. E nos últimos dois anos muitas pessoas trabalharam com capricho na restauração deste templo.

Dá para entender? Faz sentido ter e cuidar do templo no mundo em que vivemos? Todo o amor dedicado a esta casa de Deus me faz pensar que há coisas que não são descartáveis.

Dizem que para fazer o desenho deste templo o arquiteto (que era japonês) se inspirou na história bíblica da arca de Noé. Será que posso dizer, portanto, que o templo em que estamos é uma arca – uma arca que nos abriga também nos dilúvios que hoje se abatem sobre nós?

O Salmo 84 me faz pensar que sim. O Salmo 84 é um hino feito para louvar a Deus pelo templo. (Faz parte do grupo de Salmos conhecidos como Cânticos de Sião (46, 48, 76, 87, 122, 132 – Marcelo Barros: A vida se torna aliança, p. 80).) É um sincero elogio à casa de Deus.

O Salmo diz no versículo 3: O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhos; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!

É incrível, mas pardais e andorinhas também nos dão lições sobre nós mesmos. Nós somos assim como passarinhos que migram. Os passarinhos que migram, procuram um lugarzinho vago sob qualquer teto para fazer seus ninhos. Assim também nós buscamos uma casa que é diferente da casa onde moramos todos os dias. Nós buscamos a casa de Deus. É uma casa diferente da nossa casa. Porém nesta casa sentamos e nos sentimos os amados filhos e as amadas filhas do Pai que está nos céus. Nesta casa nos sentimos em casa. Nela podemos estar. O interior desta casa nos faz bem – faz bem aos nossos olhos, aos nossos sentidos, às nossas almas cansadas.

Bem aventurados os que habitam em tua casa (diz o Salmo no versículo 4). Bem aventurados, felizes são as pessoas que se permitem ir à casa de Deus. Pois na casa do Senhor Deus a alma cansada e aflita encontra refresco e alegria, quando a luz do alto que passa pelas janelas se reflete nos escuros abismos da vida.

Alguém disse que os templos são um pedaço do céu na terra - símbolos da Jerusalém celeste. O Salmo diz: Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos (1). O templo está aí para falar de um lugar diferente, de uma vida diferente. Ele é o sinal falante de um mundo querido por Deus que não descarta as pessoas, onde não existe nenhum tipo de discriminação.

Nós achamos que a igreja somente é igreja quando nela se celebra culto. Mas não. Também fora da hora do culto vêm pessoas aqui e pedem que a Rose abra a igreja para elas. Até mesmo quando está vazia a igreja é espaço de encontro com o sagrado, é lugar para sensações divinas, é como uma arca de Noé dos dias de hoje.

Tudo isso nos ajuda a entender o amor que o povo de Israel tem pela casa de Deus e que se expressa no Salmo 84. Também nós muitas vezes viemos aqui e sentimos como diz no Salmo 84: O meu coração e a minha carne exultam (2). Pois a casa de Deus é um lugar em que é possível sentir-se bem, é como um oásis de água fresca para quem na vida está passando por vales áridos (6). Por isso, um dia nos teus átrios vale mais que mil (diz o Salmo, v. 10) = é melhor passar um dia no teu Templo do que mil dias em qualquer outro lugar (BLH).

Quem visita a casa de Deus “se arrisca” a experimentar Deus como sol e escudo (11). Pode ser que sobre ele brilhem os raios da luz de Deus de tal forma que se sente protegido, e também guardado para aquela vida liberta de todos os males e de todas as dores prometida por Deus para a eternidade.

Irmãos, irmãs! A história bíblica da arca de Noé serviu de inspiração para a construção do nosso templo. O nosso templo é uma pequena e bela arca de Noé. O calendário deste ano da Paróquia reproduz uma fotografia da nossa igreja. A porta está aberta e, portanto, é um convite para visitar a casa do Senhor. E através da porta aberta, vê-se dentro da igreja, bem ao fundo, a cruz de Cristo iluminada. Isso significa que o Senhor Jesus quer ser o piloto de nossa pequena e bela arca de Noé. Ele nos guia e leva pelas águas do mar da vida ao porto da eternidade. E enquanto este barco singra pelo mar o Senhor nos pede e nos anima a sair de nós mesmos para melhor servir e sintonizar com os sofrimentos, as dores e a vida dos outros. Pois Deus quer ser encontrado pelo caminho da solidariedade e da comunhão aberta com toda a humanidade.

Amém.